6 cuidados ao visitar um recém-nascido

Se você pretende visitar algum recém-nascido da sua família ou de amigos, saiba que existem algumas preocupações que os pais tem e que devem ser respeitadas.

1 – Visitas na maternidade

Muitas mamães não querem receber visitas na maternidade. Especialmente quando o parto é cesárea o primeiro dia no hospital pode ser difícil, ainda mais para a mãe de primeira viagem. Após o parto vem o cansaço, o efeito da anestesia que ainda continua, e às vezes, até a dor do pós-operatório, por isso receber muitas visitas nem sempre é legal.

Então, pergunte sempre para os pais se eles preferem receber visita ainda na maternidade ou em casa. E caso vá visitar na maternidade seja rápido para não atrapalhar e cansar a mamãe.

2 – Beijar o bebê

Nunca beije um recém-nascido. Bebês muito novos não possuem imunidade e esse hábito não é nem um pouco higiênico.

Principalmente beijar as mãos da criança: lembre-se que os bebês tem o costume de levar as mãos na boca a todo momento.

Tenha certeza que a grande maioria dos pais não aprova, porém, por educação acabam não falando nada. Por isso vale o bom senso.

3 – Higienizar as mãos antes de pegar o bebê

Sempre que for pegar um recém-nascido no colo lave as mãos ou passe álcool gel. Como você está chegando da rua provavelmente tocou em maçanetas, objetos e/ou em outras pessoas.

E aqui novamente vem a questão de que os bebês possuem imunidade muito baixa, por isso todo cuidado em relação a higiene é necessário sim, e não apenas uma frescura dos pais.

4 – Antes de visitar, ligue!

Principalmente no começo, enquanto ainda não existe uma rotina estabelecida entre o bebê e os pais, as visitas muitas vezes podem atrapalhar. A mamãe geralmente aproveita os momentos de sonecas do recém-nascido para descansar, e ter que entreter visitas logo nessas primeiras semanas acaba sendo muito exaustivo.

Sendo assim, pergunte sempre se você pode visitar e qual o melhor horário para tal. Lembre-se também de que a visita deve ser rápida para não atrapalhar tanto a mãe como o bebê.

5 – Pegar o bebê no colo sem pedir

Alguns papais não gostam que seus recém-nascidos fiquem no colo por medo de acostumar o bebê. Por isso sempre pergunte para a mamãe e o papai se você pode pegá-lo antes de já sair carregando o bebê.

6 – Tirar fotos e postar em mídias sociais sem autorização

Não são todos os pais que gostam de expor seus bebês, por isso se for tirar alguma foto do bebê e quiser postar em alguma mídia social peça autorização para os pais antes.

É claro que essas dicas são apenas “toques” para que se evitem situações desconfortáveis tanto para quem for visitar, quanto para os pais que recebem os visitantes. O melhor é sempre deixar o bom senso falar mais alto e estar atento para perceber qualquer inconveniência. No mais é só curtir muito esses anjinhos fofos <3

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *