A gravidez durante o inverno

Durante a estação mais gelada do ano, o frio e o vento podem se tornar os principais inimigos da sua pele durante a gravidez. Além disso, as variações das temperaturas prejudicam não só a pele como também a saúde da gestante. Sendo assim, não descuide si mesma e previna-se do inverno.

Cuidando da pele

Cuidando da pele no inverno
Cuidando da pele no inverno

Quando as temperaturas baixam, um dos principais problemas sentidos pela nossa pele é a secura. O que faz com que a derme desidratada perca a luminosidade e sua aparência fique mais áspera.

No inverno, devido a queda da temperatura, a circulação cutânea fica mais lenta impedindo uma boa oxigenação e nutrição dos tecidos. E por este motivo, durante o frio nossa pele tende a ficar mais frágil e irritada.

Para manter a pele bonita e saudável durante o inverno deve-se tomar alguns cuidados importantes como:

  • Manter o uso do protetor solar na estação mais gelada do ano também. Algumas pessoas acham que só é necessário se proteger dos raios solares durante o verão, mas a verdade é que o protetor solar deve ser usado até mesmo em dias nublados.
  • Hidratar a pele. Principalmente para quem tem a pele mais sensível é importante manter a sua hidratação e nutrição através de cremes específicos. Garantindo assim, uma pele uniforme e livre de manchas.
  • Evitar banhos muito quentes. Mesmo nos dias bem gelados a recomendação é que os banhos sejam mais mornos, pois a água quente retira toda a umidade e hidratação da pele.
  • Evitar usar roupas muito apertadas, além de tecidos sintéticos que podem irritar a pele e dificultar a circulação sanguínea.
  • Beber bastante água. Mesmo no inverno aconselha-se a ingestão de 2 litros de água por dia, mantendo assim a hidratação do corpo e da pele.

Vale lembrar também que, durante a gravidez é necessário cuidado com os produtos escolhidos. Por isso, consulte sempre seu obstetra sobre quais os cremes indicados para as gestantes.

Lábios ressecados 

Hidratando os lábios
Hidratando os lábios

Os nossos lábios são extremamente delicados e no inverno é muito fácil que, devido as baixas temperaturas, eles rachem e desidratem. Em alguns casos os lábios podem chegar a sangrar devido as rachaduras.

Para não sofrer durante o frio tenha sempre em sua bolsa vaselina ou manteiga de cacau.

Cabelos ressecados

Cuidados com os cabelos
Cuidados com os cabelos

Manter o cabelo hidratado no inverno também é difícil, já que com as mudanças de temperatura eles sofrem e ficam mais “rebeldes”. O uso de shampoo e condicionador adequados ao seu tipo de cabelo ajuda, porém o uso do secador muito quente pode deixar os cabelos eletrificados (cabelos em pé). A melhor opção é usar o secador com o ar frio.

Cuidando da saúde

Gripe e resfriado na gravidez
Gripe e resfriado na gravidez

Com a chegada do inverno também são muito comuns as gripes e os resfriados, principalmente nas gestantes que ficam com a imunidade mais baixa. Por isso, é muito importante tomar certas precauções e cuidar da saúde.

  • Tome a vacina da gripe disponível nos postos de saúde. Todo ano os postos de saúde oferecem a vacina da gripe gratuitamente para as gestantes, além de ser uma importante proteção para a mamãe e o bebê a vacina não causa reação.
  • Mantenha as mãos sempre limpas. Principalmente ao pegar em maçanetas, usar transporte público, etc. As mãos podem ser grandes transmissoras de vírus quando você toca em um local infectado e as leva ao nariz.
  • Evite lugares fechados e muito aglomerados, pois os vírus da gripe é transmitido de pessoa para pessoa, seja por espirro ou tosse.
  • Cuide da sua alimentação. No inverno o nosso corpo necessita de mais calorias para manter o corpo aquecido, por isso alimente-se bem e escolha alimentos ricos em vitamina C, como o brócolis, o pimentão amarelo, o morango, o kiwi, a laranja.
  • Beba bastante água para manter o organismo bem hidratado.

Caso você fique gripada ou resfriada durante o período de gravidez procure seu obstetra para indicar o melhor tratamento, não tome remédios por conta própria.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *