Durante a estação mais gelada do ano, o frio e o vento podem se tornar os principais inimigos da sua pele durante a gravidez. Além disso, as variações das temperaturas prejudicam não só a pele como também a saúde da gestante. Sendo assim, não descuide si mesma e previna-se do inverno.
Cuidando da pele

Quando as temperaturas baixam, um dos principais problemas sentidos pela nossa pele é a secura. O que faz com que a derme desidratada perca a luminosidade e sua aparência fique mais áspera.
No inverno, devido a queda da temperatura, a circulação cutânea fica mais lenta impedindo uma boa oxigenação e nutrição dos tecidos. E por este motivo, durante o frio nossa pele tende a ficar mais frágil e irritada.
Para manter a pele bonita e saudável durante o inverno deve-se tomar alguns cuidados importantes como:
- Manter o uso do protetor solar na estação mais gelada do ano também. Algumas pessoas acham que só é necessário se proteger dos raios solares durante o verão, mas a verdade é que o protetor solar deve ser usado até mesmo em dias nublados.
- Hidratar a pele. Principalmente para quem tem a pele mais sensível é importante manter a sua hidratação e nutrição através de cremes específicos. Garantindo assim, uma pele uniforme e livre de manchas.
- Evitar banhos muito quentes. Mesmo nos dias bem gelados a recomendação é que os banhos sejam mais mornos, pois a água quente retira toda a umidade e hidratação da pele.
- Evitar usar roupas muito apertadas, além de tecidos sintéticos que podem irritar a pele e dificultar a circulação sanguínea.
- Beber bastante água. Mesmo no inverno aconselha-se a ingestão de 2 litros de água por dia, mantendo assim a hidratação do corpo e da pele.
Vale lembrar também que, durante a gravidez é necessário cuidado com os produtos escolhidos. Por isso, consulte sempre seu obstetra sobre quais os cremes indicados para as gestantes.
Lábios ressecados

Os nossos lábios são extremamente delicados e no inverno é muito fácil que, devido as baixas temperaturas, eles rachem e desidratem. Em alguns casos os lábios podem chegar a sangrar devido as rachaduras.
Para não sofrer durante o frio tenha sempre em sua bolsa vaselina ou manteiga de cacau.
Cabelos ressecados

Manter o cabelo hidratado no inverno também é difícil, já que com as mudanças de temperatura eles sofrem e ficam mais “rebeldes”. O uso de shampoo e condicionador adequados ao seu tipo de cabelo ajuda, porém o uso do secador muito quente pode deixar os cabelos eletrificados (cabelos em pé). A melhor opção é usar o secador com o ar frio.
Cuidando da saúde

Com a chegada do inverno também são muito comuns as gripes e os resfriados, principalmente nas gestantes que ficam com a imunidade mais baixa. Por isso, é muito importante tomar certas precauções e cuidar da saúde.
- Tome a vacina da gripe disponível nos postos de saúde. Todo ano os postos de saúde oferecem a vacina da gripe gratuitamente para as gestantes, além de ser uma importante proteção para a mamãe e o bebê a vacina não causa reação.
- Mantenha as mãos sempre limpas. Principalmente ao pegar em maçanetas, usar transporte público, etc. As mãos podem ser grandes transmissoras de vírus quando você toca em um local infectado e as leva ao nariz.
- Evite lugares fechados e muito aglomerados, pois os vírus da gripe é transmitido de pessoa para pessoa, seja por espirro ou tosse.
- Cuide da sua alimentação. No inverno o nosso corpo necessita de mais calorias para manter o corpo aquecido, por isso alimente-se bem e escolha alimentos ricos em vitamina C, como o brócolis, o pimentão amarelo, o morango, o kiwi, a laranja.
- Beba bastante água para manter o organismo bem hidratado.
Caso você fique gripada ou resfriada durante o período de gravidez procure seu obstetra para indicar o melhor tratamento, não tome remédios por conta própria.