A importância da leitura na infância

on

O estímulo da leitura desde a primeira infância apresenta diversos benefícios para as crianças. É através da leitura que a criança desenvolve a imaginação, aguça a curiosidade, além de ajudar no desenvolvimento da linguagem.

É fundamental que a criança seja estimulada ao hábito da leitura desde cedo. Mesmo antes do seu nascimento os pais já podem contar histórias para o bebê dentro da barriga.

É fundamental que a criança seja estimulada ao hábito da leitura desde cedo

Em qualquer livraria é possível encontrar uma infinidade de livros para bebês desde 0 anos, que possuem várias ilustrações, texturas e até sons. E por mais que a criança não se prenda a contação da história, irá prestar atenção nas cores e desenhos dos livros, criando assim, um vínculo com a leitura.

Ler pode fazer parte das brincadeiras com o seu filho, desta maneira o livro se transforma em algo bom e não uma obrigação

A bagagem cultural adquirida irá acompanha-la pelo resto da vida, fazendo com que ela se lembre das suas histórias e livros favoritos.

Como estimular a criança a ler?

Os estímulos são importantes para criar o hábito da leitura

Uma boa maneira de estimular o hábito da leitura é com o próprio exemplo dos pais. Crianças gostam de copiar os adultos e são totalmente influenciadas pelos pais, por isso não adianta querer que o seu filho ame livros se você não gosta.

Tenha em casa ou no quarto um cantinho de leitura, e deixe os livros na altura da criança. De nada adianta ter pilhas de livros em prateleiras altas onde a criança nem os enxerga. Os livros devem ficar em lugares de fácil acesso para que a criança tenha a liberdade de escolher o que quiser.

Deixar a criança brincar com o livro é permitido, sim! Os bebês que não sabem ler ou até mesmo manusear os livros corretamente, muitas vezes acabam rasgando ou estragando, e isso faz com que os pais guardem/escondam os livros longe da criança. O que é sem sentido já que livro sem uso, é livro inútil.

Incentive a criança a criar seus próprios livros. Quando a criança já sabe ler e escrever, ela mesma pode fazer os seus livros contando as suas histórias favoritas ou usando a imaginação com suas próprias histórinhas. E nada mais legal que os pais compartilharem desse momento lendo este livro com os filhos.


Ainda não conhece o meu livro infantil? Conheça já e mergulhe neste reino encantado!!

Era uma vez...Um livro para meninas
Era uma vez…Um livro para meninas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *