A adaptação escolar da mãe

on

Oficialmente, todas as escolas já iniciaram o seu ano letivo e chega o momento emocionante do seu bebê começar na escolinha. E muito se fala sobre a adaptação do bebê, mas e a adaptação da mãe?

Sim, a adaptação da mãe também existe. Seja de volta ao trabalho ou para trabalhar em casa, nós também sentimos com esta ruptura entre mamãe e filho.

Eu tenho certeza que foi a escolha certa, meu filho já estava mostrando sinais que precisava de um lugar com outras crianças para se desenvolver e eu precisava ter tempo para me dedicar ao trabalho. Porém, também sofri com esta distância e desapego pelo qual estamos passando.

É como se um pedaço do meu corpo estivesse faltando mesmo. Por mais que eu esteja com a cabeça ocupada com trabalho, enquanto ele está na escola ainda me pego pensando várias vezes nele, e se ele está bem sem a minha presença.

A adaptação

Adaptação escolar

Acredito que a maneira mais fácil de passar por este período de adaptação sem tanto sofrimento para os dois é não ter pressa.

Por isso, se você sabe que precisará voltar ao trabalho, comece a adaptação pelo menos 15 dias antes do seu retorno. E se você tem disponibilidade faça isso no seu tempo. Deixando a criança por algumas horas, ou ficando na escola nos primeiros dias para que ela fique mais confortável com o novo ambiente e pessoas.

Obviamente, que é importante que você converse com a pedagoga e professora da escola para saber como esse período funciona e como você pode ajudar.

É importante também que você escolha uma escola em que você confie. Quando o assunto é nossos filhos, confiança é a palavra chave. Você precisa se sentir segura para que a criança também sinta segurança sem a sua presença.

É claro que, na teoria é muito fácil. Porém na prática pode ser mais difícil, é muito comum que a criança chore bastante, mas a tendência é que aos poucos se acalme e comece a perceber que a mãe irá voltar, e que ela está em um ambiente confiável.

Tenha em seu coração muita tranquilidade, afinal a escola só irá trazer benefícios para o desenvolvimento do seu filho(a). E apesar de difícil, este período será logo superado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *