ANVISA suspende fabricação das vacinas BCG e Imuno BCG

Desde o dia 21 de Dezembro deste ano a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu a fabricação das vacinas BCG e Imuno BCG.

Sua fabricação é de responsabilidade da Fundação Ataulpho de Paiva, e sua suspensão foi determinada devido ao descumprimento de requisitos de Boas Práticas de Fabricação.

Para quem não conhece, a BCG é aquela vacina da marquinha no braço que aparece até o sexto mês de vida do bebê, e é de extrema importância para a proteção contra a Tuberculose.

O que é a Tuberculose

A Tuberculose é causada por uma bactéria que afeta principalmente os pulmões. Por ser uma doença infecto-contagiosa sua transmissão ocorre de forma direta, bastando apenas algumas gotas da saliva infectada (em forma de espirro ou tosse).

Os bebês devem ser imunizados com a BCG dentro dos primeiros 30 dias de vida, e como prevenção secundária é importante também, evitar permanecer com o recém nascido em ambientes fechados e com muita concentração de pessoas, como shoppings e mercados nos primeiros meses de vida.

Para mais detalhes converse com seu Pediatra ou acesse o Portal Brasil pelo seguinte link.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *