Cuidados com a pele durante a gravidez

Quem nunca ouviu falar que a pele de grávida e os cabelos brilham como nunca? Bom, eu sim. E quando engravidei pensei que seria assim, maaasss não.

Minha pele voltou à adolescência, os hormônios mais que nunca maltrataram meu rosto, e todo dia uma espinha nova brotava no meu rosto. E como sabemos grávidas não podem utilizar nada para espinha, pois a maioria dos cosméticos para acne podem ser prejudiciais para o feto.

Segundo meu obstetra, isso acontece porque o aumento dos hormônios em nosso corpo durante a gestação faz com que nossa pele se torne mais oleosa que o normal, surgindo assim milhões de espinhas. Mas algumas sortudas ficam sim com a pele de pêssego durante a gravidez, e tudo depende de várias coisas como, genética, tipo de pele, alimentação, estilo de vida (como as fumantes), cuidados com a pele, entre outros.

Mas o que fazer então se não posso passar nada no rosto?

Bom, no meu caso e também por sugestão do obstetra segui as seguintes dicas:

  • Tomar bastante água para manter a hidratação da pele. A ingestão de água não só faz bem como é muito importante para as grávidas, o recomendado é de 2 a 3 litros por dia.
A água durante a gravidez não só mantém o corpo hidratado, como ajuda na aparência da pele
A água durante a gravidez não só mantém o corpo hidratado, como ajuda na aparência da pele
  • Manter o rosto limpo, sem muita maquiagem. Na verdade meu obstetra falou pra não usar maquiagem nenhuma, mas como eu não consigo sair de casa de rosto lavado, passava só um pó bem de leve e um blush
Manter o rosto limpo ajuda no controle da oleosidade
Manter o rosto limpo ajuda no controle da oleosidade
  • Passar protetor solar para o seu tipo de pele. Como a minha pele ficou mais oleosa me acertei bem com o protetor da Minesol Oil Control, e uso até hoje.
Minesol Oil Control ROC
Minesol Oil Control ROC
  • Máscara de Argila verde. Foi a única coisa que meu médico liberou, a argila verde, por ser natural, não agride o bebê e ajuda a combater a oleosidade da pele.
Argila Verde Cativa
Argila Verde Cativa

Tudo isso ajudou a amenizar um pouco, porém não consegui eliminar 100% das espinhas. Mas a boa notícia é que após o segundo trimestre minha pele melhorou muito. Infelizmente no último mês as espinhas voltaram a aparecer e só sumiram de vez umas duas semanas após o nascimento do meu filho.

Mesmo assim, o importante é curtir a gravidez e prezar pelo bem estar do bebê, depois que passa a gente nem lembra mais de nada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *