Cuidados com os Primeiros Dentinhos

Ser mãe é viver em constante aprendizado, percebendo todas as fases de desenvolvimento dos nossos filhos, fazendo sempre o melhor possível por eles. E quando se trata de saúde bucal, não é diferente. São diversas as dúvidas que surgem sobre como fazer a correta higienização, ao sinal dos primeiros dentinhos do bebê.

E para nos ajudar com todas essas dúvidas, convidei a Dra. Aline Umemura, que é especialista e mestranda em Odontopediatria.

Segundo a Dra. Aline, “antes de começar com os cuidados, vale lembrar que apesar de existir uma tabela e uma sequência de erupção dos dentes, não podemos nos prender a ela. As tabelas são feitas dentro de uma média, mas cada bebê é um bebê, e o nascimento dos dentinhos também é particular.”

Primeiros dentinhos

Mas afinal, os dentinhos nasceram, o que eu faço agora?

“Ao nascer do primeiro dente, já devemos usar a escova dental. Dedeiras e gaze úmida, só são utilizadas para higiene de tecidos moles (gengiva, bochecha e língua), podendo sim ser utilizadas em conjunto, quando houver dificuldade de realizar a higiene bucal apenas com a escova de dente”, explica Dra. Aline.

Quanto a correta utilização e higiene, já a partir do nascimento do primeiro dentinho. “Em conjunto com a escova de dente devemos usar pasta de dente fluoretada, essa pasta deve conter no mínimo 1000 ppm de flúor, sendo ideal 1100 ppm de flúor (podemos verificar essa quantidade na embalagem, no item:  ingredientes).”

Ainda, segundo Dra Aline, “a quantidade de pasta utilizada é essencial para o uso correto de flúor. Sendo então recomendada uma quantidade semelhante há um grão de arroz cru, até os 3 anos de idade.”

E ao escolher a escova dental, é preciso ficar atento as seguintes especificações: “devemos buscar uma escova de cabeça pequena e arredondada ou ovalada (o tamanho deve ser compatível ao tamanho da boca do bebê), com cerdas extra-macias e que permita uma empunhadura efetiva para o responsável.”

“É importante que imediatamente ao nascimento dos dentinhos, o hábito de escovação se inicie, sendo realizado de 2 a 3 vezes ao dia. Lembrando que é importante que essas sejam realizadas após as refeições principais para a remoção dos resíduos alimentares. Se o bebê fizer uso de fórmulas, é importante que seja realizada a escovação após a última mamada do dia.”

Como criar um bom hábito de escovação?

Para a especialista é importante auxílio dos pais ao introduzir este novo hábito, como por exemplo, no momento do banho. “Além de lançar mão de músicas, histórias e momentos divertidos. Também é interessante conversar e explicar a importância do hábito, assim como é necessário tomar banho também é importante escovar os dentinhos para mantê-los limpos e saudáveis. Mostre que os adultos também devem, e fazem a escovação diariamente, várias vezes ao dia.”

Além disso, outros cuidados são essenciais para se manter a saúde bucal do bebê. “É de suma importância que haja um cuidado especial com a alimentação e também um acompanhamento com o Odontopediatra, para orientações e explicações importantes e específicas relacionadas a essa nova fase.  Lembre-se que a prevenção é sempre a melhor escolha”, destaca Dra Aline. “Tenho certeza que com muito amor e cuidado, seguindo todas essas recomendações, vocês receberam sorrisos lindos e saudáveis em troca.”

Texto escrito em parceria com Dra. Aline Umemura


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *