Dicas para evitar estrias durante a gravidez

Nossa pele possui um limite de elasticidade, e o aparecimento das estrias ocorre quando ela se distende de forma muito rápida (engordar ou emagrecer). No caso das grávidas, onde ao longo de semanas há um crescimento contínuo da barriga, o corpo não consegue acompanhar as rápidas alterações, formando as conhecidas lesões nas fibras elásticas que cicatrizam gerando as estrias.

Outro fator que ajuda no aparecimento das estrias é o próprio hormônio da gravidez que por si só já deixa a pele mais frágil, além de outros fatores como hereditariedade, idade da gestante, e até a etnia.

Durante a gravidez as estrias surgem normalmente na região abdominal, mas também podem aparecer nos seios, glúteos e coxas.

Sendo importante seguir alguns cuidados durante a gestação, evitando assim o aparecimento das cicatrizes.

Controlar o peso
Mantenha o peso sobre controle durante a gestação
O controle do peso na gravidez é importante para evitar estrias

Esse controle ajuda na prevenção das estrias, por isso é importante que a gestante acompanhe o ganho de peso e mantenha uma dieta saudável ao longo dos 9 meses.

O normal é engordar entre 9 e 15 Kg na gestação, porém esse máximo depende muito de grávida para grávida. Seu obstetra poderá avaliar, e se necessário te encaminhar para um nutricionista que ajudará a manter uma alimentação balanceada.

Utilizar cremes e óleos
Usar cremes ou óleos contra estrias previne o aparecimento
O uso de cremes e óleos contra estrias ajuda a previni-las

Os cremes hidratantes e óleos próprios para estrias são ricos em Vitamina E, o que mantém uma boa hidratação da pele, além de aumentar a sua elasticidade.

Logo após o terceiro mês de gravidez já é indicado seu uso diário não só na barriga, mas também nos seios, glúteos e coxas onde também podem aparecer estrias.

Ingerir Vitaminas C e E
Escolha alimentos ricos em Vitamina C e E
Ingerir alimentos ricos em Vitamina C e E

A escolha dos alimentos também é importante, principalmente os ricos em vitamina C, como por exemplo, as frutas cítricas que agem como uma espécie de colágeno para a pele, já que são antioxidantes.

Os cereais e óleos vegetais, ricos em Vitamina E também são antioxidantes, e protegem as células do nosso organismo contra o envelhecimento.

Usar roupas adequadas
Opte por roupas confortáveis
Utilize roupas adequadas para gestantes

O Uso de roupas apropriadas para gestantes permitem uma melhora na circulação sanguínea, por isso é importante escolher desde a roupa íntima peças leves e que não apertem o corpo, como calcinhas e calças para gestantes que seguram bem a barriga ajudando a suportar o seu peso. Para as mamas também é importante escolher sutiãs com alças reforçadas e tecidos leves. Veja mais dicas no post sobre o sutiã correto durante a gravidez.

Tomar bastante água
Mantenha o corpo hidratado
A água durante a gravidez não só mantém o corpo hidratado, como ajuda na aparência da pele

Já falamos bastante aqui no blog sobre a ingestão de água, e o quanto ela é importante. Nesse caso ela não só hidrata o corpo, como também auxilia na manutenção da elasticidade da pele.

É importante a ingestão de no mínimo 2 litros por dia, e no calor deve-se aumentar essa quantidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *