Estabelecendo uma rotina

on

Estabelecer uma rotina desde o comecinho de vida do recém-nascido é importante, principalmente para a melhora do sono noturno, um grande responsável pelo desenvolvimento do bebê.

E uma das grandes dificuldades que as mães e pais sentem é: como estabelecer essa rotina?

Obviamente que devemos considerar que cada bebê é diferente, seja de personalidade, demanda e ou de necessidades. Por isso, as dicas aqui devem ser adaptadas tanto ao bebê quanto a rotina da família.

É importante ter em mente que quando o bebê nasce tudo é novo para ele. Por exemplo, um recém-nascido não nasce sabendo dormir a noite toda sozinho, e nem sabe distinguir o dia da noite. Nesse começo ele precisa aprender, até mesmo a mamar e a digerir o leite, todo o seu corpo levará um tempo para se adaptar ao nascimento.

Por isso, também é importante lembrar que os horários das mamadas não devem ser pré-estabelecidos, o indicado é que a mãe amamente em livre demanda. Assim, o bebê já começa a entender suas próprias necessidades, identificando quando sente fome. E em pouco tempo ele mesmo já estabelecerá naturalmente os horários das mamadas.

Quando o bebê já estiver com as suas mamadas mais ajustadas, fica mais fácil estabelecer uma rotina com determinados horários. Pode levar um tempo para isso, mas tenha calma, criar uma rotina pode demorar.

Antes de tudo, ensine a diferença entre dia e noite. A regra é simples, sonecas do dia devem acontecer em um cômodo iluminado e com os barulhos naturais do ambiente. E de noite o quarto deve ficar escuro e silencioso.

Evite que o bebê durma mamando, parece bobo mais não é. Eu passei por isso, e achei que estava tudo bem deixar o bebê dormir no peito, mas depois sofri para ensiná-lo que não era necessário o peito para dormir. O melhor é que o bebê mame, arrote e vá para o berço/cama ainda acordado para aprender a dormir sozinho. Isso ajuda bastante na hora de dormir.

Tenha um ritual do sono estabelecido. Com o tempo é possível perceber os momentos em que o bebê começa a sentir mais sono na parte da noite. E o melhor é já iniciar um ritual mais calmo, geralmente um banho ajuda a relaxar, mas também vale desligar TV, música e diminuir as luzes para que ele já vá se acalmando e relaxando. Quanto mais estímulo ele receber, mais agitado ele irá ficar e mais difícil de fazê-lo dormir.

E o mais importante é ter paciência, toda nova rotina exige tempo e calma. E quanto mais você esperar para inserir a rotina na vida do bebê, mais tempo pode demorar até que ela seja estabelecida por completo. Mas tudo se ajeita, e eventualmente ele irá se adaptar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *