Fazendo a mala para a Maternidade

O grande dia está chegando e este é o momento de começar a arrumar a mala para a maternidade.

O ideal é que na 36ª semana você já esteja com as malas prontas, evitando assim, em caso de um imprevisto, ter que arrumar tudo no dia do parto e esquecer a maioria dos itens.

O ideal é que na 36ª semana você já esteja com as malas prontas

Geralmente as maternidades fornecem uma lista com todos os itens que você e o bebê necessitam para os dias em que ficarão no hospital, por isso é sempre bom se informar com antecedência.

De qualquer maneira, separei aqui o que eu realmente usei nas 48 horas que permaneci na maternidade. Você também poderá baixar e imprimir esta lista aqui.

Mala para a maternidade da mamãe

Mamãe arrumando a mala para a Maternidade
Mamãe arrumando a mala para a Maternidade

Camisolas ou pijamas – Com abertura na frente para facilitar na hora da amamentação (três é o suficiente, caso um se suje).

Roupão ou Penhoar – Para o caso de receber visitas. Mas aqui é bem pessoal, porque eu mesma levei e nem cheguei a usar. Porém eu havia decidido não receber visitas no hospital (apenas os familiares mais íntimos).

Chinelo ou pantufa – Para andar pelo quarto ou circular pelos corredores.

Calcinhas Escolha as mais confortáveis, pois após o parto você ainda ficará um pouco inchada, principalmente se for cesárea.

Meias  Um item opcional, já que é bem pessoal e dependerá da estação do ano em que você terá o seu bebê.

Sutiãs de amamentação – Pelo menos dois modelos diferentes, caso não se adapte a um modelo é bom ter outro como opção.

Conchas ou absorventes para os seios – Principalmente após a descida do leite que neste começo pode ser excessiva, ocorrendo vazamentos. A concha também ajuda a não empedrar o leite.

Produtos de higiene pessoal – Tais como escova de dentes, pasta, desodorante, shampoo, condicionador, sabonete, escova de cabelos, maquiagem.

Secador de cabelos  Algumas maternidades pedem este item e não é para secar os cabelos. Caso você faça cesárea o secador de cabelo é utilizado para secar o curativo.

Absorventes ou calcinhas absorventes descartáveis – Independente do parto (cesárea ou natural) é normal ter sangramento após o parto.

Lembrancinhas de maternidade e enfeite de porta – São opcionais, é uma escolha dos pais. Tanto o de enfeitar a porta quanto distribuir lembrancinhas para quem vier visitar, não existe obrigatoriedade.

Máquina fotográfica, filmadora, baterias e carregadores – Para guardar várias memórias do parto prepare todos os aparelhos que queira usar para registrar estes momentos.

Cinta pós-parto – No começo escolha uma cinta mais folgada, pois a barriga ainda ficará um pouco inchada e talvez você não se sinta confortável se usar algo muito apertado logo no primeiro dia.

Roupa para sair da Maternidade – Pode ser a mesma roupa que você foi para o hospital ou outra. Lembrando de que você ainda estará inchada, por isso escolha algo confortável.

Mala para a maternidade do bebê

Itens necessários para a mala da maternidade
Itens necessários para a mala do bebê

Fraldas descartáveis tamanho RN – Aproximadamente 20 fraldas.

Itens de higiene (lenços umedecidos, pomada para assadura e sabonete líquido) – Algumas maternidades fornecem estes itens, mas por precaução é bom levar os seus.

6 macacões ou tip tops tamanho RN – Geralmente usam-se dois por dia na maternidade, porém é bom ter 2 peças de roupas a mais caso as outras se sujem. Nesse começo é bem comum que os xixis vazem e molhem as roupas.

6 bodys tamanho RN – Para serem colocados embaixo dos macacões.

6 calças tamanho RN (mijão).

2 mantas – Dependendo do clima em que o bebê irá nascer, escolher uma manta mais fina ou mais grossa.

3 Cueiros – Para enrolar o bebê. Pode ser que seu bebê só use um ou dois, mas é bom ter um extra caso os outros se sujem.

6 paninhos de boca

3 pares de meias

3 pares de luvas – Os bebês geralmente nascem com as unhas compridas e a indicação é de cortá-las apenas após 10 dias de vida, por este motivo as maternidades pedem luvinhas para os recém-nascidos.

1 touca – Caso esteja frio no nascimento do bebê.

1 saída de maternidade – Aqui também é opcional. Os pais podem ou não utilizar uma roupa especial para saída de maternidade ou podem escolher uma das roupas citadas acima.

Não esqueça também que, se tiver um acompanhante com você na maternidade, ele também precisará levar seus itens pessoais.

Outros itens essenciais que devem estar separados são: a carteirinha do plano de saúde (caso seja seu caso), seu cartão de pré-natal, a última ecografia e seus documentos pessoais. E em casos de cesárea agendada levar a guia de liberação do plano de saúde ou guia do médico/obstetra.

E ao receber alta da maternidade não esqueça também do bebê conforto, item de segurança obrigatório para levar o bebê para casa.

1 comentário Adicione o seu

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *