Gravidez no verão: Dicas para aliviar os desconfortos do calor

O verão finalmente chegou! Hora de exibir o barrigão nas praias, piscinas e vestidos da estação. Porém, o calor torna a gravidez um pouco desconfortável para as gestantes, podendo ocasionar queda da pressão, inchaço no corpo e até manchas na pele.

Por isso é importante seguir alguns cuidados básicos que poderão te ajudar a curtir esse calorzinho de maneira segura.

Protetor solar sempre

Proteja bem a pele
Use sempre protetor solar

Sabe aquelas manchas que podem surgir no rosto durante a gravidez? Então, elas ocorrem por várias alterações hormonais no corpo da gestante, onde a melanina fica super estimulada dando origem as tão conhecidas manchas da gravidez. E infelizmente essas manchas são permanentes, não somem nem com uso de cremes ou tratamentos para pele.

Sendo assim, o melhor é prevenir não tomando sol nos horários de pico (entre 10 e 16 hrs), além de fazer uso do protetor solar diariamente (no mínimo FPS 30). Não esqueça de pedir ao seu obstetra indicação de quais os protetores apropriados para gestantes.

Faça exercícios regularmente

Pratique exercícios físicos
Faça exercícios regularmente

Os exercícios físicos melhoram a circulação, diminuindo os inchaços que são normais durante a gravidez. Além de que, a prática de exercícios regularmente ajuda na disposição e faz bem a saúde.

Entretanto, converse antes com seu obstetra e não faça exercícios sem o seu consentimento, e a qualquer sinal de dor ou falta de ar pare imediatamente e informe seu médico.

Muito importante também que você beba água durante os exercícios, já que estará perdendo líquido através da transpiração.

Evite banhos muito quentes

Opte por banhos mais gelados
Prefira banhos frios

Os banhos, quando muito quentes podem causar tonturas, pois o calor faz com que a pressão da gestante abaixe. Por isso prefira banhos frios ou mornos.

Evite também, banhos de banheira, ofurôs e saunas que, além de baixar a pressão, podem ser prejudiciais ao bebê devido ao aumento da temperatura corporal da mãe.

Mantenha-se hidratada

Beba 2 litros de água
Manter a hidratação do corpo ajuda a combater os inchaços

O consumo de água, principalmente no verão é extremamente importante para repor o que é perdido na transpiração e evitar a queda de pressão. Além de ser muito importante para manter o líquido amniótico do bebê. O indicado é no mínimo 2 litros de água por dia.

Faça drenagem linfática

Diminua os inchaços com a drenagem linfática
A drenagem linfática ajuda a diminuir os inchaços das pernas

Algumas mulheres retém mais líquido que outras, e na gravidez o inchaço aumenta ainda mais. Se este for o seu caso, tente a drenagem linfática que melhora a circulação do líquido acumulado, principalmente nos membros inferiores.

Importante procurar um profissional qualificado em drenagem para gestantes.

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