A importância da primeira hora de vida do bebê

on

 

A primeira hora de vida é essencial para mamãe e bebê

A primeira hora de vida do bebê, também conhecida como a hora de ouro é essencial para a saúde do recém nascido, refletindo futuramente em sua vida.

Logo que um bebê nasce, o pediatra examina e avalia seu estado de saúde. E caso esteja tudo bem, o recém nascido deverá ir direto para os braços da mãe que lhe oferecerá o peito para a primeira mamada.

A importância da hora de ouro para o bebê

A primeira mamada garante saúde para o recém nascido
A primeira mamada garante saúde para o recém nascido

A importância se deve ao fato que, este recém-nascido precisa se aquecer com o calor da sua mãe e ser colonizado por determinadas bactérias que são essenciais, e que serão passadas pela mãe neste contato de pele.

Outro ponto importantíssimo, é a primeira mamada. O colostro – que é o primeiro leite a descer após o parto – funciona como uma primeira vacina, riquíssimo em nutrientes e anticorpos e cheio de bactérias do bem que ajudarão na formação da flora intestinal do bebê. Além disso, esse estímulo da amamentação ajuda na descida do leite materno.

Pesquisas também comprovaram que, amamentar o seu bebê ainda na primeira hora de vida aumenta em 50% as chances de conseguir amamentar exclusivamente até os seis meses de vida, que é o recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). (Leia mais sobre amamentação aqui)

A importância da primeira hora para a mãe

A mãe também necessita criar o vínculo com o seu bebê
A mãe também necessita criar o vínculo com o seu bebê

Imagine o quanto você sonhou e idealizou o momento de ver pela primeira vez e conhecer o seu pequeno.

Psicologicamente falando é de extrema importância para a mãe sentir e aconchegar o bebê, sentir o seu cheiro e amamentá-lo pela primeira vez. Agora é o momento de iniciar este vínculo tão benéfico entre mãe e bebê.


Infelizmente sabemos que aqui no Brasil isso não acontece em muitos hospitais, principalmente quando a mãe é submetido a cesárea, geralmente é levada para uma sala de recuperação onde fica de 1 a 3 horas em observação, enquanto seu bebê fica sozinho no berçário da maternidade.

Por isso, é importante que você conheça a maternidade onde irá ter seu bebê e tenha um plano de parto já traçado com o seu obstetra.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *