Isolamento social, gravidez e maternidade: um misto de emoções

Tenho certeza de que não sou a única a estar passando por este momento. Mesmo que você não esteja grávida, mas se está em casa isolada com seu(s) filho(s), é bem provável que também esteja passando por momentos repletos de sentimentos.

E não são só as suas emoções, também são todos os sentimentos das crianças que precisam de atenção e trabalho. É preciso que nós, como mães, fiquemos bem para conseguir passar por essa nova rotina de maneira mais tranquila.

Cuide da sua saúde

A saúde faz toda diferença no dia-a-dia, afeta em nosso humor e energia. Se você não fazia academia ou praticava alguma atividade física antes dessa pandemia, pode começar agora com pequenos cuidados como: um alongamento de 20 minutos por dia, uma caminhada leve (evitando aglomeração), dançar ou qualquer outra coisa que te faça sentir bem.

Se exercitar com filhos em casa pode ser difícil, mas você pode tentar incluí-los nessa rotina

A alimentação também é importante para a manutenção da nossa saúde, em casa nós temos tendência a atacar a geladeira e armários em busca de guloseimas. Mas tente manter o equilíbrio. Coma bastante frutas e verduras, opte por alimentos mais saudáveis e tome bastante água. Mas é claro, se permita comer o que tem vontade também. É tudo uma questão de bom senso.

Sua mente também precisa de cuidado

Quem nunca ouviu falar em corpo são, mente sã? Isso é, EQUILÍBRIO.

Além de se exercitar e se alimentar bem, é importantíssimo que você consiga cuidar da sua saúde mental.

E cuidar da mente pode ser um desafio, pois você precisa de algum tempo para si, e com filhos em casa 24 horas por dia eu reconheço ser uma tarefa difícil.

Por isso abuse do marido ou de outro adulto que more com você, quando ele estiver em casa. Tome um banho sozinha, cuide da sua pele, leia um livro, medite, escute uma música agradável, assista algo do seu interesse. Tenha um tempo dedicado somente à você.

Uma outra opção é acordar antes de todos e usar este tempo para você.

Organize o tempo dos seus filhos

Organização é a chave para tudo nessa vida. E tentar manter uma rotina vai ajudar você e as crianças a passarem por dias mais tranquilos.

Não precisa ser nada perfeito, mas mantenha horários certos para as refeições, atividades, brincadeiras e sono. Crianças gostam de rotinas e precisam saber tudo o que vai acontecer durante o dia delas, ainda mais sem escola e longe dos amigos.

E ainda assim, se prepare para os dias ruins onde nada sai como planejado. Esses dias vão acontecer, e está tudo bem. Aquele dia em que você ou seu filho acorda de mal humor e não está com vontade de fazer todas as atividades propostas para o dia podem ser deixadas de lado. Não se cobre quanto a fazer as tarefas da escola e muito menos sinta culpa por não estar conseguindo render 100%.

Estamos todos nos adaptando a este novo mundo, e adaptação exige paciência.

Lidando com as emoções

Eu não sou psicóloga, por isso não posso afirmar pra você o que funciona e o que não funciona teoricamente. Mas posso dizer como mãe de um menino de quase 4 anos e grávida de quase 9 meses que, chorar faz parte, se frustrar também.

E nossos filhos absorevem todas as nossas emoções, isso é algo que já percebi faz muito tempo. Os dias em que eu não estou bem, o Vitor reage da mesma maneira. São nesses dias, onde minha paciência já ultrapassou o limite da razão, em que ele chora por tudo, responde tudo e mais um pouco, e não obedece em nada.

E o que resolve aqui é conversar, abraçar e acolher. Não tem receita mágica. Fazer com que a criança diga o que está sentindo e porque está se sentindo de tal maneira nos faz enxergar o que realmente está acontecendo. E muitas vezes percebo que o problema é meu, e não dele.

É fácil? Não, não é. Na verdade este é o maior desafio que estou vivendo dentro da maternidade. E mesmo assim sou grata por tudo, e pela oprtunidade desses momentos que estamos vivendo nessa quarentena. Que vai bem, aos trancos e barrancos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *