Lavando a roupa do recém-nascido

A gente escolhe, compra e monta todo o enxoval com muito carinho, só esperando a chegada do bebê. E quanto mais próximo da data de nascimento vem aquele momento de lavar todas as mini roupinhas fofinhas, deixando-as devidamente higienizadas.

Mas e existe uma maneira correta de lavar as roupas do bebê? Sim, existe.

Os recém-nascidos tem uma pele fina e sensível, por isso higienizar as roupas antes do uso é importantíssimo. Evitando-se assim desenvolver alergias, dermatites e assaduras.

Quais cuidados devemos tomar?

Antes de lavar as roupas do recém nascido é preciso tomar alguns cuidados com a higienização
Antes de lavar as roupas do recém nascido é preciso tomar alguns cuidados com a higienização

Como dito anteriormente, a pele do bebê recém-nascido é fina e sensível, por isso não é indicado o uso de amaciantes nos primeiros meses, inclusive os que são próprios para roupas de bebê. Isso, porque o cheiro “forte” acaba se concentrando na roupa, podendo causar dermatites e até alergias respiratórias.

Por isso seguem algumas dicas:

  • Utilizar sempre sabão de coco ou sabão próprio para roupas de bebês.
  • Lavar e enxaguar novamente as roupas também é indicado, assim você retira ao máximo qualquer produto químico das roupas.
  • Sempre lavar as roupas do bebê separadas das roupas da família. O indicado é só misturar ambas as roupas após o primeiro ano de vida.
  • Utilizar temperaturas elevadas na água para lavar as roupas dos pequenos.

Na época em que estava grávida li bastante sobre o assunto, e também vi muitas indicações para lavar as roupinhas em temperaturas mais elevadas (entre 60° e 90°), a maioria das máquinas de hoje já possuem uma opção para lavar as roupas de bebês. A minha por exemplo, tem a opção Roupa de Bebê com a temperatura em 60°.

Como devo lavar?

Seja na mão ou na máquina, o importante é saber como lavar as roupas corretamente
Seja na mão ou na máquina, o importante é saber como lavar as roupas corretamente

Você pode lavar tanto na mão quanto na máquina. Mas tanto um como o outro, certifique-se de que a máquina ou tanque estão limpos, se preciso utilize a lavagem rápida ou a autolimpeza da própria máquina para tirar qualquer resíduo de sabão comum, amaciante, pêlos, etc.

Escolha um sabão neutro, ou de coco, ou qualquer um de sua preferencia específico para roupas de bebê.

Principalmente as roupas novas, dependendo do tecido, podem soltar bolinhas ou fiapos. Por isso utilize saquinhos para lavar roupas e separe estas peças das demais.

Deixe um balde separado só para as roupas do bebê, no começo você irá precisar deixar roupas de molho caso vaze cocô ou o bebê regurgite.

Depois é só deixar secar, passar as roupas e guardá-las.

Quando começar a lavar as roupas?

Antes mesmo do bebê nascer todas as roupas devem estar lavadas e armazenadas corretamente
Antes mesmo do bebê nascer todas as roupas devem estar lavadas e armazenadas corretamente

Tanto as roupas como os demais itens do enxoval devem ser lavados a partir da 30ª semana e no máximo na 36ª deve estar todo higienizado, e a mala da maternidade já pronta.

Como as roupas serão lavadas antes do nascimento do bebê, é preciso armazená-las em um lugar seco e arejado e se possível embaladas em saquinhos limpos (de plástico ou tecido), para que não se sujem antes do nascimento do bebê.


Espero que estas dicas sejam úteis para vocês, assim como foram para mim.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *