Maternidade x Rotina após o nascimento dos filhos

on

Hoje trago um texto bem legal escrito pela psicóloga e coach Graziela Becker, sobre as mudanças na rotina familiar após o nascimento dos filhos.


Quando os filhos chegam na família exigem muitas mudanças, adaptações e flexibilidade. O impacto dessa transformação acontece para todos, porém cada um enfrenta da sua maneira e da forma que consegue administrar, elaborar e vivenciar esse período. Junto com eles também chegam as mudanças emocionais, novas responsabilidades e papéis que acompanham todo esse processo.

Antes da maternidade a mulher e a família já possuem uma rotina de equilíbrio entre trabalho, lazer, estudos, entre outras atividades. Com a descoberta da gestação algumas mudanças já são visíveis através da organização do enxoval, por exemplo. Mas além dos aspectos externos é importante se preparar para enfrentar os aspectos emocionais que também chegam com essa mudança, tudo o que precisará se deixado de lado, fazer uma nova programação ou ajustes pelos filhos.

Rotina X Maternidade
Rotina X Maternidade

Após o nascimento e as adaptações com o bebê, a família vai construindo lentamente uma nova rotina, já que agora o sistema familiar tem uma nova configuração. Aos poucos é necessário retornar às atividades e muitas vezes esse momento é dolorido, como precisar voltar ao trabalho, iniciar a adaptação na escola ou até mesmo deixar na casa da vovó.

Separar com a certeza de que o seu filho ficará bem, geralmente é a etapa mais dolorida para a mãe. É preciso estar segura e com o coração tranquilo em relação ao novo momento, desta maneira tudo acontecerá de forma natural para ambos. Compreender que chegou a hora deles conhecerem o mundo e que não temos o direito de privar nossos filhos do contato com outras pessoas, além de enxergar que esta é a melhor maneira da criança fazer novas descobertas e na volta poder compartilhar com você todas as novidades.

Separar com a certeza de que o seu filho ficará bem, geralmente é a etapa mais dolorida para a mãe.

O aprendizado, a dor e a alegria do reencontro começam a fazer parte de uma nova rotina, na qual vai se estabelecendo e ajustando da melhor maneira para a mãe, filho e família. Não existe uma rotina perfeita ou com regras corretas que possam ser definidas como ideal, a melhor forma é aquela em que os participantes da família se sentem bem, com uma convivência agradável e saudável junto ao seu sistema familiar.


Graziela Becker é Psicóloga, Coach e a mãe do Pietro. É especialista emTerapia Familiar e atua com atendimento presencial, domiciliar e online.

Facebook: Maternar e Cuidar, por Graziela Becker

Instagram: @maternarecuidar

Website: www.maternarecuidar.com

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *