Nasce um bebê e acabam-se amizades

on

Quem nunca passou por isso na vida? Mesmo antes dos filhos, o fim de uma amizade faz parte e um dia acontece com qualquer pessoa.

Mas parece que quando nos tornamos mães isso acontece bastante, e não digo só por experiência própria, e olha que perdi algumas amigas que eu gostava muito depois que virei mãe. É uma das coisas que mais escuto de recém mamães: “muitas amigas parecem não se importar mais”.

Só a gente sabe que depois que um filho nasce nossas próprias prioridades mudam por completo e acabamos deixando muita coisa em segundo plano. É a casa, o marido, a família, os passeios, as viagens, a carreira, os amigos, tudo fica em off por um bom tempo.

Obviamente que, para quem não tem filhos a vida continua e segue normalmente. Da mesma maneira que, talvez você nem perceba que deixou sua amiga de lado para se dedicar a maternidade.

Mas e aí, a culpa é de quem??

E a resposta é: de ninguém. Simplesmente acontece, a vida muda para todos e a verdade é que as pessoas mantém em suas vidas quem elas querem (isso vale tanto para você, quanto para as suas amigas).

A gente se chateia é claro, pois a maternidade pode ser um tanto solitária por um tempo. Depois tudo vai se ajeitando e fica mais fácil e cada vez melhor. (leia mais sobre A solidão da Maternidade)

Hoje percebo que eu fui uma péssima amiga com muitas das minhas próprias amigas que tiveram filhos bem antes que eu. Pelo simples fato de não entender o que ser mãe significava e seguir a minha própria vida e prioridades. Por isso não vale a pena se aborrecer, às vezes suas amigas não entendem o que você está passando e se sentem rejeitadas por você também.

Mas não se preocupem mamães, porque a maternidade te apresenta novas amizades que entendem tudo o que você passa e que, também podem querer compartilhar suas experiências com você.

E muitas vezes, até antigas amizades já esquecidas se unem neste período. Lembra aquela amiga que você esqueceu depois que ela ganhou bebê? Talvez ela também precise de um ombro amigo.

Amizade a a maternidade
Amizade a a maternidade

E é claro que não poderia deixar de agradecer minhas queridas amigas que mesmo eu demorando dias para responder suas mensagens ou atender o telefone, continuam firmes e fortes ao meu lado e presentes nas nossas vidas. Essas sei que posso guardar no coração para sempre!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *