Quem nunca passou por isso na vida? Mesmo antes dos filhos, o fim de uma amizade faz parte e um dia acontece com qualquer pessoa.
Mas parece que quando nos tornamos mães isso acontece bastante, e não digo só por experiência própria, e olha que perdi algumas amigas que eu gostava muito depois que virei mãe. É uma das coisas que mais escuto de recém mamães: “muitas amigas parecem não se importar mais”.
Só a gente sabe que depois que um filho nasce nossas próprias prioridades mudam por completo e acabamos deixando muita coisa em segundo plano. É a casa, o marido, a família, os passeios, as viagens, a carreira, os amigos, tudo fica em off por um bom tempo.
Obviamente que, para quem não tem filhos a vida continua e segue normalmente. Da mesma maneira que, talvez você nem perceba que deixou sua amiga de lado para se dedicar a maternidade.
Mas e aí, a culpa é de quem??
E a resposta é: de ninguém. Simplesmente acontece, a vida muda para todos e a verdade é que as pessoas mantém em suas vidas quem elas querem (isso vale tanto para você, quanto para as suas amigas).
A gente se chateia é claro, pois a maternidade pode ser um tanto solitária por um tempo. Depois tudo vai se ajeitando e fica mais fácil e cada vez melhor. (leia mais sobre A solidão da Maternidade)
Hoje percebo que eu fui uma péssima amiga com muitas das minhas próprias amigas que tiveram filhos bem antes que eu. Pelo simples fato de não entender o que ser mãe significava e seguir a minha própria vida e prioridades. Por isso não vale a pena se aborrecer, às vezes suas amigas não entendem o que você está passando e se sentem rejeitadas por você também.
Mas não se preocupem mamães, porque a maternidade te apresenta novas amizades que entendem tudo o que você passa e que, também podem querer compartilhar suas experiências com você.
E muitas vezes, até antigas amizades já esquecidas se unem neste período. Lembra aquela amiga que você esqueceu depois que ela ganhou bebê? Talvez ela também precise de um ombro amigo.

E é claro que não poderia deixar de agradecer minhas queridas amigas que mesmo eu demorando dias para responder suas mensagens ou atender o telefone, continuam firmes e fortes ao meu lado e presentes nas nossas vidas. Essas sei que posso guardar no coração para sempre!