
Você sabe o que é APGAR? Ele é basicamente, a nota que o seu bebê recebe assim que nasce e que tem como objetivo avaliar a saúde geral da criança.
O teste de APGAR foi desenvolvido pela anestesista Virginia Apgar no ano de 1952, se tornando uma importante ferramenta para a avaliação da saúde dos recém-nascidos.
O teste é feito imediatamente após o parto e depois repetido após os 5 minutos de vida do recém-nascido.
Como funciona o teste?
O primeiro teste, feito no primeiro minuto de vida, informa se é necessário um tratamento imediato ou futuro.
E no teste feito aos 5 minutos de vida mostra a resposta do recém-nascido a qualquer medida que foi tomada.
Nesta avaliação também é verificada a cor da pele do bebê, a frequência de batimentos cardíacos, os reflexos, o tônus muscular, a respiração e a intensidade do choro.
As notas dadas são entre 0 e 2 para cada uma das cinco condições, que totalizam 10 pontos.
Por exemplo, no primeiro teste, notas entre 7 e 10 indicam que o recém-nascido só precisa dos cuidados rotineiros do pós-parto. Já, as notas entre 4 e 6 indicam que pode ser necessário um cuidado extra. E notas abaixo de quatro podem exigir medidas urgentes.
No teste feito no quinto minuto, as notas entre 7 e 10 indicam normalidade. Caso a nota fique abaixo de sete, o recém-nascido será monitorado e feito novo teste a cada cinco minutos, até o vigésimo minuto.
De qualquer maneira, notas abaixo do normal não significam que a criança terá problemas permanentes. A Sociedade Brasileira de Pediatria e Academia Americana de Pediatra possuem diretrizes específicas para o uso das notas do teste de Apgar.
