Os benefícios do Sling para os bebês e os pais

on
Fonte: Pinterest
O uso correto do sling só traz benefícios para a mamãe e o bebê

Cada vez mais os slings estão roubando o lugar dos cangurus tradicionais na hora das mamães carregarem seus bebês.

O sling não só traz benefícios para a mãe e o bebê, como é super prático de ser transportado e utilizado.

Além de que, ele pode ser utilizado desde os primeiros dias de vida do bebê, permitindo assim que o recém nascido durma melhor, chore menos e fique mais calmo.

Os principais benefícios para o bebês são:

1 – Sensação de proteção

Por ficar colado ao corpo da mãe, o bebê sente seu cheiro, seu calor e ouve os seus batimentos cardíacos, o que traz a sensação de estar na barriga da mãe.

O sling também deixa a criança em uma posição fácil para a amamentação.

Toda esta sensação não só acalma o bebê como, também, o faz sentir-se seguro e protegido.

2 – Melhora a coordenação motora

O uso correto do sling traz aos bebês uma tonificação dos músculos, além de um maior senso de equilíbrio e auxilia na coordenação motora.

3 – Aumenta a independência do bebê

Durante o passeio no sling os bebês conseguem ter uma visão ampla do espaço em que estão. Desta maneira eles interagem com tudo ao seu redor.

Papai carregando bebê no sling
O uso do sling também beneficia o papai e a mamãe

Os pais também podem se beneficiar do sling, já que, ele deixa as mãos livres durante os passeios ou atividades, além de ser super ergonômico e não cansar a coluna como os cangurus tradicionais. Porém não deve ser utilizado por várias horas seguidas para eventualmente não forçar as costas.

E no dia-a-dia só traz praticidade para as mamães que precisam dar conta de cuidar da casa sem tirar o olho do bebê.

Existem também alguns cuidados que devem ser levados em consideração ao se utilizar o sling:

  • Bebês muito novinhos que ainda não possuem muita mobilidade no pescoço devem ser corretamente ajustados para que o tecido, ou mesmo o corpo da mãe não o sufoquem.
  • Cuidado com o excesso de calor, pois os bebês possuem um metabolismo mais acelerado e sua temperatura aumenta rapidamente. Portanto opte por um tecido de algodão e preste atenção se o bebê estiver suando demais. Uma outra dica é, nos dias quentes colocar o bebê no sling somente de fralda, quanto mais fresco ele estiver mais confortável se sentirá.
  • Atenção ao uso correto, evite utilizar o sling com o peso somente em um ombro, ou não utilize esta posição por muito tempo. O melhor é revezar os lados, ou utilizá-lo de maneira que fique preso nos dois ombros, assim ele distribui melhor o peso do bebê.
  • O ajuste correto do sling deve ser, sempre, acima da linha do quadril para ter melhor mobilidade ao andar.

Se não souber como usar peça ajuda, pois o uso incorreto do sling pode deixar o bebê desconfortável, além de prejudicar os joelhos, quadris e coluna.

Como o uso do sling não possui nenhuma regra específica, ele pode ser utilizado pela criança até ela atingir aproximadamente 15 kgs, isso dependerá do fabricante. E digo por experiência própria que o seu uso é simples, benéfico e só aumenta aquele vínculo gostoso entre mamãe e bebê.

Por um mundo com mais colinho e chamego de mamãe. #maisslingporfavor

1 comentário Adicione o seu

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *