
A rotina de atividades físicas ajuda a manter a saúde, além de nos fazer sentir melhor, e na gravidez não é diferente.
A prática de exercícios para as gestantes melhora a postura, ajuda a diminuir as dores nas costas e o inchaço decorrente da gravidez, controla o ganho de peso, diminui o estresse e a ansiedade, entre outros benefícios.
Porém antes de correr para a academia é aconselhável que você converse com seu obstetra. Alguns médicos são contra exercícios físicos no primeiro trimestre, enquanto outros liberam a prática sem problemas.
Alguns médicos são contra exercícios físicos no primeiro trimestre, enquanto outros liberam a prática sem problemas.
Geralmente, quando a grávida já era fisicamente ativa antes de engravidar, não há muita dificuldade em continuar com as atividade físicas, desde que sejam tomadas as devidas precauções para não prejudicar o bebê. Durante a gravidez é importante se sentir confortável com os exercícios, cuidar com o excesso de peso utilizado, manter-se hidratada e controlar os seus batimentos cardíacos.
Agora, para quem não praticava nenhum tipo de exercício físico antes, é importante começar qualquer atividade somente após uma conversa com o obstetra. Já que ele conhece seu histórico de saúde, poderá indicar quais as atividades mais adequadas para você. Também é preciso ir com calma, pois durante a gravidez o corpo da mulher cansa mais rápido, e para quem tinha uma rotina sedentária acaba sendo mais puxado.
Em geral, manter uma rotina de exercícios durante a gravidez faz bem. Porém caso sinta algum dos seguintes sintomas pare imediatamente e informe ao seu obstetra:
- Dor abdominal ou pélvica
- Sentir contrações persistentes
- Sentir uma dor de cabeça muito forte ou tonturas
- Sentir dores no peito
- Ausência ou diminuição dos movimentos do bebê (12 horas consecutivas sem movimentos é sinal de alerta)
- Ter qualquer tipo de sangramento vaginal
- Sentir escape do líquido aminiótico
- Inchaço repentino nas mãos, tornozelos ou rosto
- Aumento da pressão arterial
É muito importante também, que a grávida procure profissionais qualificados para acompanhá-la durante os próximos meses. Não são apenas as atividades que devem ser adequadas, mas também os profissionais, que devem prezar pela saúde e bem estar do bebê e da mãe.
Portanto se exercite com segurança. E lembre-se que agora o foco é saúde, e não boa forma.
