Quem é mãe sabe que o tempo é traiçoeiro e passa em um piscar de olhos. Quando a gente percebe a criança já está engatinhando, levantando e dando os primeiros passos.
E a medida que o bebê começa a a crescer é importante pensar em preparar a casa, mantendo o local seguro para o seu desenvolvimento.
Confesso que no início relutei em guardar todos os meus mini enfeites e abrir espaço na minha sala decorada para uma porção de brinquedos, mas aos poucos fui cedendo. E hoje tenho orgulho da nossa nova decoração, pois demonstra que existe uma pequena vida morando aqui conosco, o Vitor também é um morador desta casa e merece espaço (mesmo que o espaço dele seja maior que de todos).
Assim que o bebê começa a engatinhar e já consegue se movimentar por toda a casa, saiba que tudo o que estiver em seu campo de visão é interessante e pode se tornar perigoso, desde tomadas, cantos de cadeiras, quinas e fios. Para isso existem uma infinidade de utensílios de proteção como: encaixes de tomada e protetores de silicone para as quinas.
Fios soltos
Fios também podem ser perigosos, além dos tropeços existe o risco de choque elétrico. Por isso mantenha-os sempre escondidos atrás das mobílias ou em canaletas.

Gavetas
As gavetas aqui em casa foram os maiores problemas, quando o Vitor aprendeu a abrir era o dia inteiro tirando tudo de dentro. Se você não se estressa em guardar tudo ok, mas existem gavetas que muitas vezes tem objetos pequenos que podem se engolidos ou muitas vezes materiais cortantes.
Uma ótima solução são as travas de gavetas. Aqui em casa temos até hoje para proteger gavetas e armários de talheres e temperos na cozinha e na cristaleira na sala.
Tomadas
A campeã entre os bebês no quesito curiosidade é a tomada. Ainda não descobri qual o interesse, mas a grande maioria adora enfiar os dedinhos no buraco da tomada. Sendo assim, não podem faltar protetores em todas as tomadas possíveis.

Comida e brinquedos dos animais de estimação
É muito importante manter longe do alcance dos bebês, potes de ração, água e brinquedos dos pets. Evitando assim que a criança coloque na boca.

Pequenos objetos/enfeites
Sabe aqueles enfeites que a gente gosta de colocar no rack da TV e estantes? Aqueles bem prováveis do bebê enfiar na boca? Então, melhor guardar provisoriamente, a não ser que você queira ficar de sentinela o dia inteiro em cima da criança, dizendo para não pegar.
Como eu prefiro prevenir, os meus foram guardados ou passaram a enfeitar outro cômodo da casa e em uma altura anti bebê. E no lugar deles os brinquedos do Vitor ficam guardados, enfeitando a sala.

Quinas
As quinas são as grandes vilãs das casas com bebês. Quantas vezes o Vitor não se machucou em quina de porta, parede, cadeira. Nós optamos por não colocar as proteções de silicone nas quinas, porém tivemos o cuidado de deixar tudo bem encostado nas paredes, para que a área onde o Vitor circula estivesse sempre livre.
Mas existem infinitas proteções para quinas a venda nas lojas.

Tapetes
Não importa o cômodo da casa, os tapetes devem ser sempre antiderrapantes. Evitando o risco de escorregões (tanto dos adultos quanto o bebê), e também para que o tapete fique bem firme no piso e não se dobre com facilidade, o que também pode causar um acidente.
Uma dica é usar tapetes de EVA próprios para as crianças. São macios e fáceis de limpar, e hoje existem vários diferentes que deixam a casa mais estilosa.

Fogão
O ideal é evitar o acesso do bebê na cozinha enquanto se está cozinhando, mas a gente sabe que nem sempre é possível. Muitas vezes estamos cozinhando com o bebê no pé, pois eles gostam de ficar juntos.
Então a dica é sempre utilizar as bocas de trás do fogão e deixar os cabos das panelas sempre virados para a parte de trás também.

Produtos de limpeza e medicamentos
Produtos de limpeza, cosméticos e remédios precisam sempre ser guardados longe do alcance dos bebês. De preferência em armários fechados ou prateleiras que fiquem bem bem altos.

Grades ou redes de proteção
Para quem mora em prédio ou em casa com mais de um andar também é preciso pensar na segurança das janelas. Meu filho vive subindo no sofá para olhar pela janela e às vezes até sobe na estante do quarto dele que fica embaixo da janela.
Por isso é preciso pensar neste item sim, as crianças pequenas não tem medo de nada e desconhecem o fator altura X perigo. Mais uma vez, melhora garantir e manter todas as janelas seguras.

Obviamente que cada família se adapta da melhor maneira e como acha melhor. E nenhum desses itens descarta a necessidade de um adulto sempre junto ao bebê para evitar acidentes. Mas vale lembrar que explorar a casa é a maneira dele se desenvolver e conhecer o mundo a sua volta, melhor ainda se for com segurança.