Quarto Montessoriano: entenda este método e inspire-se

Quarto de bebê Montessoriano
Quarto de bebê seguindo o Método Montessoriano

Muitos pais estão adotando quartos no estilo Montessoriano para os pequenos. Mas você sabe o que é o Método Montessoriano?

 

Entenda o Método Montessoriano

Desenvolvido no início do século XX pela italiana Dra. Maria Montessori, que era psicóloga e pedagoga, o Método Montessori é focado no autodesenvolvimento do bebê, sendo ele feito de maneira segura e educativa. O Método cria independência, liberdade (porém com limites) e respeita o desenvolvimento de cada criança.

Na decoração do quarto, o Método baseia-se em deixar tudo ao alcance dos olhos e mãos do pequeno. Desta maneira ele conseguirá ver tudo de sua própria perspectiva.

Se você está considerando um quarto no estilo Montessori para o seu filho saiba que pode começar desde o seu nascimento. Você só precisa tornar o espaço em um lugar seguro e independente, para que ele se desenvolva de maneira divertida baseando-se na educação Montessoriana.

Cama Montessoriana de Chão

Para quem não conhece o Método talvez dormir no chão seja algo estranho, porém desta maneira o bebê não fica preso ao berço e cria autonomia, além de ter liberdade ao sair e voltar para sua cama sozinho e com segurança.

E para isso você não precisa gastar com móveis caros, hoje muitos marceneiros fazem da maneira desejada pelos pais, por um preço justo. E se você quiser pode simplesmente colocar o colchão diretamente no chão.

Quando o bebê é recém-nascido a maioria dos pais optam por deixá-los dormir em seus quartos em mini-berços ou moisés por questão de segurança. Mas a partir do terceiro mês ou quando os pais sentirem confiança em deixar o bebê dormir sozinho em seu próprio quarto, já podem adaptar sua cama pelo Método Montessoriano.

Funcionalidade é Tudo

Principalmente para otimizar o espaço, quanto mais funcional melhor. Por isso se você puder investir um pouco mais, procure por opções de móveis versáteis e multifuncionais próprios do Método. Tais como trocadores com roupeiro, berços que viram cama e assentos inteligentes.

Deixe Tudo Acessível

Para que seu filho aprenda a ser independente em seu próprio espaço, é necessário tornar tudo acessível a ele. Sendo assim, considere trocar armários enormes por menores para que a criança possa escolher suas próprias roupas, instale espelhos na altura do seu pequeno, estantes de livros ou brinquedos também devem ser instaladas mais baixas, assim como ganchos nas paredes, organizadores, quadros, etc.

Lembre-se que tudo deve estar na perspectiva dos olhos da criança, só assim ela aprenderá a ser independente.

Mantenha a Decoração o Mais Simples e Organizada Possível

Aquela teoria do Menos é Mais vale aqui também. O quarto deve ser atraente porém organizado. Tudo deve ter o seu devido lugar dentro do cômodo, nada de brinquedos ou roupas espalhados pelo chão, que possam bloquear o caminho da criança.

O quarto deve ser atraente porém organizado

Os pequenos devem aprender desde cedo a organizar suas coisas sozinhos, tudo o que não estiver sendo utilizado no momento precisa ser guardado em seu devido lugar.

Por isso mantenha no quarto do seu filho apenas itens necessários e ensine que ele deve ser o responsável por manter tudo em ordem.

Fonte: Pinterest


No Método Montessori não existe sistema de recompensa, o prêmio aqui é a capacidade de atingir a meta sozinho, por isso o quarto Montessoriano desde cedo traz tantos benefícios para as crianças com um crescimento voltado para a sua independência, mas sempre de uma maneira educativa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *