Regras para visitas ao recém-nascido na Maternidade

Quando um bebê nasce traz muita alegria a todos, é um momento extremamente emocionante, mas também um momento delicado e cansativo para os pais, principalmente se forem pais de primeira viagem onde tudo é novidade.

Por isso receber visitas ainda na maternidade pode, ou não ser bom. Algumas mamães optam por receber visitas no hospital por ser mais prático e rápido que em casa. Já outras, gostam de receber os visitantes com calma e no conforto do seu lar.

A visita ao recém-nascido, ainda na maternidade deve ser aprovada pelos pais. Mantendo-se o respeito pela vontade e o momento da família.
A visita ao recém-nascido, ainda na maternidade deve ser aprovada pelos pais. Mantendo-se o respeito pela vontade e o momento da família.

Obviamente que esta decisão é bem pessoal e serão os pais do bebê quem definirão o que é melhor, e se a decisão for não receber visitas na maternidade é importante respeitá-la.

Caso você opte e a mãe queira receber visitas na maternidade, vai uma dica valiosa: tenha bom senso.

Respeite o momento e saiba que existem regras importantes a serem seguidas.

1) Nunca vá doente

Acredito ser o item mais importante e mais óbvio. Os bebês estão extremamente frágeis neste momento, por isso de maneira alguma vá visitar doente, mesmo que esteja apenas com um leve resfriado.

2) Lave as mãos quando chegar

Nem pense em chegar da rua e já ir tocando no recém-nascido. Como já explicado no item anterior, os bebês estão em momento de extrema fragilidade e sem imunidade.

3) Faça silêncio

Essa regra também é básica, mas muitos parentes acham que ir na maternidade fazer uma visita, é motivo de festa. Por isso, bom senso, nada de agitar o bebê com falação e tumulto.

4) Avise que está indo visitar

Avise e confirme se este é o melhor horário para a visita. Nada de chegar de surpresa, podendo atrapalhar um momento de descanso dos pais ou do bebê.

5) Não use perfume na visita 

Os recém-nascidos são extremamente sensíveis, por isso não use perfumes fortes ou evite perfumes quando for fazer uma visita.

6) Não tire fotos sem pedir aos pais

A gente sabe que bebêzinhos são fofos e irresistíveis, mesmo assim, não saia tirando fotos do recém-nascido e postando nas mídias sociais sem permissão dos pais. E lembre-se de não tirar fotos com flash que podem assustar o bebê.

7) Não demore

As visitas devem ser rápidas, de 15 a 20 minutos no máximo. É só o tempo de conhecer o bebê e parabenizar a família. A não ser que você seja íntimo dos pais, ou que a mamãe peça para você ficar mais tempo para ajudar.

8) Evite levar crianças pequenas

Dependendo da criança, e digo por experiência própria, já que tenho um filho bem agitado e que não para quieto. É melhor não levar junto, pois na maternidade é preciso manter a voz baixa e sem agitação no ambiente, para não assustar o recém-nascido.

9) Não dê palpites

Já diz o ditado: nasce um bebê e mil palpiteiros! E por mais que as suas intenções sejam as melhores, é melhor guardar o palpite para você. Se a mãe precisar de ajuda ou quiser saber a sua opinião, com certeza irá solicitar.

10) Não esqueça da mãe

É claro que a grande estrela é o recém-nascido. Mas não deixe a mãe de lado, pergunte como ela está se sentindo e ajude-a se preciso. Não esqueça que essa mãe acabou de parir um filho, e seja cesárea ou parto normal, ela está vivendo um turbilhão de emoções com os hormônios enlouquecendo em seu corpo.


Quando o meu filho nasceu pedi que somente os familiares mais próximos nos visitassem na maternidade, mas foi uma opção minha e que, com certeza, farei novamente quando tiver o segundo filho. Eu estava extremamente cansada, sangrando, com dor, sensível e aprendendo a amamentar meu filho, então aquele momento era muito íntimo e importante para o meu marido e eu.

E a verdade é que não sabemos o que vai acontecer e como iremos nos sentir após o parto. Por isso, é importante pensar muito neste momento e optar pelo que for melhor para o casal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *