Sinusite em crianças

on

Recentemente passamos por uma onda de gripe e resfriado aqui em casa, e obviamente que o Vitor também acabou ficando doentinho.

Assim que começou a esfriar percebemos que ele já ficou resfriado, com o nariz trancado e tosse. E em quase dois meses passamos por consultas com pediatras que passavam alguns remédios, mas mesmo assim, os sintomas continuavam.

Passando dois meses sem mudanças nos sintomas, o Vitor teve um episódio de febre e resolvi levá-lo em um hospital de Otorrinolaringologia. Foi então, que tivemos a confirmação de que se tratava de um quadro de sinusite viral.

A sinusite é uma inflamação provocada por acúmulo de secreção nasal infectada que obstrui os septos paranasais. Ela é bem comum no inverno, já que pega carona nas gripes e resfriados.

O que é?

A sinusite é uma doença muito comum em crianças. É a inflamação da mucosa que reveste os seios da face
A sinusite é uma doença muito comum em crianças. É a inflamação da mucosa que reveste os seios da face.

A sinusite é uma inflamação que ocorre na mucosa, nas cavidades ósseas que ficam ao redor do nariz, das maçãs do rosto e dos olhos. Qualquer pessoa saudável tem fluxo normal de secreção responsável por eliminar organismos estranhos. Mas quando esse fluxo é interrompido pode haver uma proliferação de vírus, bactérias ou fungos na mucosa, resultando na sinusite.

A sinusite pode ser viral, que parece com uma gripe e geralmente melhora em 7 dias. Mas também pode ser bacteriana, apresentando sintomas por até 14 dias. Casos menos frequentes são causados por fungos.

É importante que o diagnóstico seja feito por um especialista que irá indicar o melhor tratamento.

Quais os sintomas?

Os sintomas mais comuns da sinusite são tosse, nariz entupido com produção de catarro amarelado
Os sintomas mais comuns da sinusite são tosse, nariz entupido com produção de catarro amarelado

Os principais sintomas são, a tosse – que fica mais intensa pela manhã e vai diminuindo ao longo do dia – além de febre, coriza, obstrução do nariz, dor muscular e até perda de apetite.

A dor de cabeça, comum da sinusite, geralmente não se manifesta em crianças devido ao desenvolvimento dos seios da face ainda não estarem completos.

Diagnóstico e tratamento

O tratamento dependerá do diagnóstico, podendo ser feito com antibióticos, analgésicos, anti-inflamatórios e outros.
O tratamento dependerá do diagnóstico, podendo ser feito com antibióticos, analgésicos, anti-inflamatórios e outros.

O diagnóstico deve ser feito por médico especialista que irá examinar a criança, levando em consideração todos os sintomas já citados.

No caso da sinusite viral, o tratamento pode ser feito com analgésicos e descongestionantes que controlam os sintomas. Já a sinusite bacteriana, é necessário tratamento com  antibióticos receitados pelo médico.

Outra recomendação que ajuda a combater a sinusite é a lavagem nasal. Que pode ser feita com soro fisiológico ou um spray nasal indicado pelo pediatra. Esse procedimento deve ser feito várias vezes ao dia para que as vias áereas mantenham-se limpas e úmidas.


Não faça uso de medicamentos sem consultar um médico, sempre procure ajuda para um correto diagnóstico e prescrição.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *