Viagem para Pomerode, SC

No começo deste ano, eu havia conversado com meu esposo sobre o aniversário do Vitor, e que eu gostaria de trocar a festa por uma viagem em família. Logo que decidimos isso, já corri atrás de opiniões e opções de lugares para viajarmos.

Nosso objetivo era conhecer um novo lugar, cidade e passar um tempo legal curtindo em família. Eu já havia lido sobre Pomerode-SC e a Vila Encantada, e por isso resolvi pesquisar um pouco mais e acabamos decidindo por conhecer esta cidade linda e encantadora.

Pomerode é uma pequena cidade, charmosa e que mantém até os dias de hoje a cultura e tradição germânica. Ela faz parte da região do Vale Europeu, justamente pela sua colonização.

Fundada por Hermann Otto Blumenau, a colonização de Pomerode começou em 1863, na colônia de Blumenau. E seu nome surgiu em homenagem aos seus fundadores, que tinham como origem a região da Pomerânia, na Alemanha.

Hospedagem

A cidade recebe turistas o ano todo, por isso conta com diversos hotéis e hospedagens. A nossa escolha foi por um flat que encontrei através do Booking.com, que para nós foi o melhor custo benefício, já que, tinha tudo o que queríamos além de conforto e localização.

Na escolha da hospedagem vale a pena primeiro decidir o que você quer para a sua estadia e quais os passeios que pretende fazer. Como nós iríamos passar o dia todo na rua, não valeria a pena se hospedar em um hotel fazenda com muitas atividades. A economia que fizemos nas duas noites de hospedagem nós utilizamos com alimentação.

O que fazer em Pomerode?

Apesar de não ser uma cidade grande, existem diversos atrativos para a família.

A Vila encantada é parada certa para quem vai com crianças. Um parque super divertido e educativo, cheio de atrações para toda a família. Possui uma área com brinquedos, tobogãs e arvorismo onde os pais também podem brincar junto com os pequenos.

Na área educativa, você encontra o Projeto Paleontólogo Encantado, que tem como objetivo trazer o mundo dos dinossauros para os dias de hoje, com dinossauros em tamanho real.  Um passeio para reservar um dia inteiro, e no calor leve uma toalha e uma muda de roupa extra pois tem muita brincadeira na água. No local você encontra uma lanchonete, banheiro com trocador e uma loja.

No local não possui um restaurante, apenas lanches. Porém, é possível sair para almoçar na cidade e depois retornar ao parque.

Outro lugar super especial para se visitar é o Zoo Pomerode, um dos mais antigos do Brasil. O Zoo resgata diversos animais e se preocupa em preservar espécies ameaçadas de extinção.  

Todo o espaço é muito limpo, organizado, repleto de informação, possui lanchonetes, banheiros com trocadores e lojas.

Outros lugares que não podem faltar na visita à cidade são, um passeio pelo centro de Pomerode, o Museu Pomerano, a Casa do Imigrante Carl Weege e a Rota do Enxaimel.

Onde Comer?

Uma das melhores coisas a se fazer em Pomerode, com certeza, é comer. As comidas típicas alemãs são deliciosas, confesso que nem liguei para dieta e experimentei tudo o que tive vontade. Na verdade, até faltou espaço no estômago e tempo para experimentar tudo.

Os pratos mais tradicionais são o Hackerpeter (que conhecemos aqui como carne de onça), Eisbein (Joelho de porco) e as salsichas alemães. Para quem gosta de cafés coloniais, Pomerode tem diversos onde você pode comer a famosa cuca alemã e o Strudel de maçã.

Para quem vai a Pomerode, anota essa lista com ótimos lugares para se deliciar com a gastronomia local. Alguns nós conseguimos visitar, outros estão na nossa lista para a próxima visita.

  • Restaurante Pomerode
  • Restaurante Típico e Colonial Wunderwald
  • Restaurante Siedlertal
  • Bierwein Restaurante e Pizzaria (pizzas típicas maravilhosas, experimentem a pizza com salsichas alemães)
  • Confeitaria e Restaurante Torten Paradies
  • Pommern Kaffee Café Bistrô
  • Rota das Cucas

E aí, já se apaixonou por Pomerode? Eu particularmente sim, e já quero voltar lá novamente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *